20 de ago. de 2008

Mallorca (parte 1) - Santa Ponsa

Eu adoro a ilha da Mallorca! Em 2006 estive lá com meu namorado durante uma semana. Um passeio maravilhoso! A água do mar é verde turquesa e tranqüila, simplesmente ótima de tomar banho. A comida espanhola e as especialidades típicas da ilha fazem do passeio ainda mais divertido.

Para os que não sabem a Mallorca é a maior ilha do arquipélago das ilhas Baleares (Mallorca, Menorca e Ibiza). As ilhas Baleares ficam no mar Mediterrâneo ao leste da Espanha. Em castelhano se diz Mallorca como eu digo, em catalão Maiorca. A capital da ilha se chama Palma de Mallorca e é uma cidade bem moderna com grandes shopping centers e muita cultura.

A viagem da Suécia leva mais ou menos 3 hrs. Eu estou com essa postagem guardada nos meus rascunhos desde 2008, acreditam?? Hj resolvi postá-la. As fotos que posto aqui são da cidade de Santa Ponsa aonde nos hospedamos. Santa Ponsa fica bem perto de Magaluf que é o point da ilha com mtos bares, boates e gente jovem e bonita. Santa Ponsa tb tem uma vida noturna bem agitada com bares legais e mtoooo turista principalmente inglêses. A única desvantagem de Santa Ponsa é q é uma bahía e então o mar fica mto cheio de mãe d´água ou meduzas como eles dizem, quando está mto quente. Uma até me queimou! Fiquei dois dias com uma dor horrível na perna! Espero que gostem das fotos.



Mallorca (parte 3) - Catedral de Palma de Mallorca

Continuando o passeio pela Mallorca... Para os que gostam de fazer passeios culturas durantes as férias, a Mallorca tem mto o que oferecer. Além de vários castelos a ilha tem o privilégio de ter uma das catedráis mais bonitas do mundo. A grande catedral que fica em Palma de Mallorca é a única catedral do mundo que foi construída praticamente a beira do mar. A parte de dentro é belíssima com mtas figuras religiosas esculturadas em mármore. Vale mto a pena ver!


Mallorca (parte 2) - Playa de Magaluf

Essa é a playa de Magaluf! mta diversão e gente bonita. O mar é maravilhoso, realmente uma piscina natural. Vale a pena passar férias, lua de mel ou o que for. Top less é permitido e mto usado como na maioria das praias européias. Um jantar custa em torno de 20 euros com bebida.


13 de ago. de 2008

Porto-Alegrense no exterior

O texto à baixo é a minha colaboracão ao site http://www.portoalegreonline.net/ que junta história de porto-alegrenses que como eu vivem no exterior. Para os que não leram este texto no site, conto aqui um pouco das semelhancas entre minha cidade natal e a cidade onde eu vivo hoje. Espero que seja interessante!

-------------------------

Olá pessoal !
Me chamo Vanessa Maciel Pinto, tenho 25 anos e sou um dos muitos porto-alegrenses que vivem no exterior. Há mais de 8 anos vivo em Gotemburgo – Suécia, uma cidade bastante parecida com Poa em vários aspectos.

Gotemburgo fica ao sul da Suécia, a mais ou menos 500 km da capital Estocolmo e 400 km de Copenhage –Dinamarca.

Como Porto Alegre, Gotemburgo é uma cidade arborizada e com muitos parques onde a populacão costuma passar não somente os finais de semana, mas também os finais de tarde. Principalmente durante a primavera e o verão. Gotemburgo me lembra muito Porto Alegre nos dias frios, secos e ensolarados de inverno quando faço passeios pela cidade com minha família. Sentar em frente ao cais do porto comendo pipoca e vendo os navios ancorados traz de volta memórias lindas do tempo em que vivía em Poa e os passeios pelo Gasômetro.

Titulada a capital da cultura do país Gotemburgo é como Porto Alegre uma cidade com uma vida cultural abundante. A famosa feira do livro de Gotemburgo traz anualmente grandes escritores à cidade, entre eles já esteve aqui em várias ocasiões Paulo Coelho com suas obras. A cidade é também o local de vários eventos esportivos como importantes jogos de futebol e Campeonato Europeu de Atletismo entre outros. Além do mais existem muitos bares e pubs latinos que tocam música brasileira e latinamericana.
Entre os habitantes da cidade existem além dos suecos, pessoas vindas de todas as partes do mundo, árabes, europeus, asiáticos, latinos, etc. Vindos de diferentes culturas, os imigrantes têm trazido para Gotemburgo sua culinária. Recentemente foi aberto o primeiro restaurante brasileiro da cidade, oferecendo à populacão entre outras especialidades a nossa picanha gaúcha.

Finalmente, gostaria de encorajar todos aqueles que têm vontade de viver no exterior a ir em busca de seus sonhos sem medo de se arrepender. Muitas pessoas que nunca viveram fora do país são negativas à idéia, o que para mim realmente é uma pena. A vida é feita de muitos obstáculos que tem que ser enfrentados e do fundo do meu coracão eu posso dizer que viver no exterior não necessariamente significa que as coisas serão mais difíceis, pelo contrário, as vezes mais fáceis.

Eu amo o fato de poder ter sido parte dessa experiência de vida tão bonita que é aprender uma outra cultura e o sentimento de se sentir em casa nesse país que há pouco tempo era pra mim totalmente estranho.

Safadesa sem limite!













Candidato milionário: Brasil é uma sociedade desigual

O candidato à prefeito com a maior fortuna declarada, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o socialista Márcio Lacerda, não acredita que sua situação financeira seja problema durante a campanha. "O Brasil é uma sociedade desigual, mas há uma mudança de cultura. Havia uma demonização do sucesso, mas isso está reduzindo", avalia o candidato do Partido Socialista Brasileiro (PSB), que tem o apoio de 12 partidos, além do governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), e do prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), como principais cabos eleitorais.


Em sua declaração de patrimônio encaminhada à Justiça Eleitoral, Lacerda informou possuir R$ 55,5 milhões, bem mais que os R$ 39 milhões declarados por Paulo Maluf (PP), o segundo mais rico, e cinco vezes mais que os R$ 10,4 que constam na declaração de Marta Suplicy (PT).
"Não posso julgar as declarações de outros candidatos. Cabe à Receita Federal verificar se os patrimônios são verdadeiros", afirma o candidato. O patrimônio de Lacerda chegou, inclusive, a ser citado por Pedro Paulo (PCO), durante o primeiro debate entre candidatos na capital mineira.
"Juntei meu patrimônio sem nenhum processo ou contestação e agora estou colocando meu tempo à disposição para ajudar as pessoas", diz Lacerda.

O patrimônio do candidato é composto basicamente de cotas da empresa Macunaíma Participações Ltda e aplicações financeiras. Ele começou a formar seu patrimônio no fim da década de 1970, início dos anos 1980, quando, depois de sair da prisão política imposta pela ditadura militar, montou as empresas Construtel e Batik, especializadas em redes e equipamentos de telefonia.
"Eu nunca trabalhei para ficar rico. Estava em (liberdade) condicional e não pude voltar ao antigo emprego", afirma, referindo-se à então Companhia Telefônica de Minas Gerais, transformada posteriormente em Telemig.



Durante as décadas de 1980 e 1990, os negócios de Lacerda "prosperaram" e se estenderam para outros Estados e países da América do Sul. Até que o empresário vendeu seus negócios para a empresa americana Lucent, por valores não revelados à época da negociação.

Reuters 5 de agosto de 2008.

--------------------------------------------------------------

Lendo as notícias no Terra no dia 5 de agosto, me deparei com este artigo sobre o candidato à prefeito de Belo horizonte, Márcio Lacerda. Só o título do artigo já me indignou. "O Brasil é uma sociadade desigual" Não diga! Se não fosse ele dizer ninguém sabería disso. Muito obrigada pela informacão sr. Lacerda!

O Brasil é uma sociedade desigual gracas a gente como ele. Enquanto famílias de 4 ou 5 pessoas vivem com 80-100 reais por mês no nordeste e em outras partes do país, ele e outros safados sentam a bunda em uma montanha de dinheiro que cresce a cada dia que passa. Devem ter assistido muito os desenhos do Tio Patinhas e se inspiraram.

Ele diz na entrevista que o Brasil é uma sociedade desigual mas que há uma mudanca de cultura. Antes havia uma demonizacão do sucesso mas que isso está diminuindo. Que papo mais furado! Tenho certeza que os brasileiros não demonizam o sucesso de pessoas que batalham honestamente para atingir o sucesso financeiro. Por outro lado, os trabalhadores brasileiros e também de outras partes do mundo se indignam com pessoas que atingem riqueza através de corrupcão e falcatrua. Isso sim é que dá raiva! Político é tudo safado, já dizia meu vô.

Lacerda também diz acreditar que sua fortuna não será problema durante sua campanha política. Eu concordo plenamente, seus 55,5 milhões de reais não serão problema, mas sim a solucão. Com essa graninha acho que dará pra comprar uns bons votos, uns políticos, alguma rede de TV, alguma rádio, alguns artistas, etc.. Ainda sobra um pouquinho pra mandar entregar algumas cestas básicas em alguma favela de BH... tudo isso já que ele é muito generoso e agora só quer dedicar seu tempo para ajudar as pessoas, não precisa mais ganhar dinheiro. Daqui uns dias tá fazendo alinca com 3 ou 4 partidos pra concorrer a presidência. Tudo pra ajudar o povo!

Por último o candidato diz que "nunca trabalhou para ficar rico", seus negócios de repente "prosperaram" durante a década de 1980-1990. Engracado, tantas empresas indo à falência e os negócios do sr. Lacerda indo tão bem, prosperando ainda hoje.. Qual será o segredo? São safados como esse que se fazem de amiguinho do povo, que levam o dinheiro suado do trabalhador honesto que paga imposto. Desse jeito o mundo não vai pra frente!


Nessa

6 de ago. de 2008

Protesto à la gaúcho

vc repórter: motoristas protestam com churrasco no RS


Por Vinícius Trevisan
Cerca de 25 motoristas que moram em Paraí (RS) fizeram um churrasco em uma das pistas do km 36 da rodovia RS-324 para protestar contra os buracos da estrada, no último sábado. A fogueira foi improvisada dentro de um dos buracos, apoiada por um pneu furado.

De acordo com um dos manifestantes, o local é conhecido como "rodovia da morte" e os motoristas nem precisariam de radares eletrônicos, conhecidos como "pardais", porque os buracos impedem a alta velocidade dos veículos.

Os caminhões, segundo eles, já passariam somente pelo acostamento, porque não conseguiriam driblar os danos da pista.

Esse foi o segundo churrasco de protesto realizado na rodovia e os manifestantes prometem bloquear a estrada com uma grande fogueira, no dia 15 de agosto, caso não haja alguma proposta efetiva do governo estadual para resolver o problema.

A Polícia Rodoviária Estadual reconhece que a estrada está em péssimas condições, mas diz que os acidentes no local não são freqüentes. Segundo os policiais, apenas um motorista fez uma reclamação oficial e eles desconhecem a informação de que seja comum o uso dos acostamentos para o tráfego.

Dados do Comando Rodoviário da Brigada Militar apontam 99 acidentes entre janeiro e junho de 2008 na rodovia RS-324, entre os km 21 e 78. Em março, foi registrado o maior índice, com 26 acidentes. Em 2007, foram registrados 102 acidentes no mesmo período e um total de 211 em todo o ano.
------------------------------------------------------------------------
Só no Brasil mesmo pra acontecer um protesto desses. Como sempre o brasileiro põe uma pitada de humor nas coisas ruins que acontecem em seu cotidiano. Imagine que esses gaúchos tenham se submetido a fazer o nosso precioso churrasco nessa estrada fedorenta e esburacada, como última tentativa para chamar atencão do governo que não faz outra coisa a não ser roubar do povo. Talvez seja essa mesma a intencão do governo quando não tapa os buracos, deixar os buraquinhos intáctos justamente para o povo poder usá-los com churrasqueira. Sempre é bom ajudar os que tem menos.

Achei este protesto muito original. Já aqui do outro lado do mundo... Nunca que o sueco tería uma idéia como essa. Pra comecar eles já teríam chamado o sindicato, a mídia e bloqueado a rua direto. Ninguém entra, ninguém sai. Além disso, não teríam durante um segundo se quer um sorriso no rosto como o brassa, já que não vêem humor na coisa. Por último, depois de terem conseguido o que queriam, ainda se inscreveriam de doente por todos os danos morais e psicológicos que todos esses buracos causaram na vida deles.
Ao brasileiro sorridente restará a estrada esburacada e o governo corrupto, além do sorriso claro.. Ao sueco restará o asfalto novo e mais aquele dinheirinho da indenizacão.. além claro do mau humor e chatice que faz parte da cultura... principalmente da cultura femenina sueca...








Nessa

4 de ago. de 2008

Spontanitet

Ibland undrar jag om svenskarna vet innebörden av att vara spontan????? Jag vill inte att det ska låta kritiserande men, det kan inte vara normalt att vilja planera allt i minsta detaljen hela jädra tiden. Okej, att man bör planera inför sin vecka, sina möten och vilka uppgifter man har att lösa osv.. för det går inte heller att leva hur som helst... men, att aldrig kunna hitta på något bara så där plötsligt, det är för mycket.

Så klart baserar jag mig på de erfarenheter jag haft under mina snart 8 åren i Sverige. Men jag har faktiskt hört klagomål från många andra, både människor härifrån och från andra länder. Det måste ligga någon sanning i det! För mig är det iaf en stor kulturkrock eftersom brassarna är himla spontana och jag är van vid det.

Jag måste erkänna att brassarnas spontanitet är inte alltid himla bra heller! Ibland kan det bli för mycket och ganska så obehagligt. De skulle iaf kunna ringa ett samtal innan dem dyker upp hemma hos folk, speciellt när man har en dålig dag och inte har lust att lyssna på någons tjat... eller ens kylskap är tomt och man har absolut ingenting att bjuda på...
Ja, detta är dagens dillema. Det vore kul om svenskarna och brassarna kunde mötas halvvägs i spontanitetsnivå...

Nessa

Jobbig visdomstand = kulturkrock

(Detta inlägg skrevs i februari 2008)

Äntligen har jag fått operera bort den jobbiga visdomstanden som länge plågat min vardag! Nu kommer jag att ha det bra! Några dagar till och både värk och tabletter är borta! Snart kan jag prata igen!

Det måste väl vara så att alla någon gång i sitt liv plågats av en jobbig tand. Eller hur? Denna gång måste jag dock erkänna att den som mest fått ont är min plånbok . 4200 kronor har detta kostat mig! Kan ni tänka er? Som tur var visste jag sedan november att någon gång efter årsskiftet skulle jag göra detta.. därför har jag sparat och sparat... mamma och pojkvännen har oxå fått vara generösa...

Ärligt talat så är detta inte klokt! Studenter borde inte få betala så här mycket! Tandvården borde ingå för de som pluggar heltid och tar lån. Finns det någon människa där ute som tycker det är billigt att gå till tandläkare? Det gör inte jag iaf..

En sak som hände på sjukhuset i Mölndal där jag opererade bort tanden... var att jag sa till käkkirurgen att jag ville behålla min tand... ?????? va?? behålla tanden?? va är det för en skum människa , sa hennes förvånade blåa ögon till mig. Vilken blick jag fick! Hon lade tanden försiktigt i en påse och gav mig.
I Brasilien är det inte alls ovanligt att man sparar på sina tänder, speciellt barnens mjölktänder... och detta försökt jag som duktig blivande kommunikatör att förklara för henne, som såg mer och mer äcklad ut... halllåååå som minne av min första katt har jag även sparat hennes lilla tand!

Hahaha vad jag skrattade efteråt när jag berättade det för min mamma! Vilken kulturkrock! Dags att skicka Inger Larsson till Mölndals sjukhus.. de behöver nog en kurs i interkulturell kommunikation!

Till slut kan jag säga att allt detta med min tand har lett till att jag börjat skriva på min blogg igen. Om det kommer att vara länge vet jag inte. Det jag vet är att bloggen fungerar som en terapi för mig. Även om ingen aldrig läser det jag skriver.. jag ska kalla min blogg min psykolog.. Jag brukar vara väldigt bra på att uttrycka mig verbalt om allt jag tycker, men att skriva om sina tankar är oxå roligt!

Vi ses!

MiNhAs ReCeiTAs - Bolinho de Chuva

Bolinhos de chuva, bem sequinhos ou meio cruzinhos, eis a questão...

Já estava mais do que na hora da minha mãe fazer os meus adorados bolinhos de chuva.Desde o ano passado que venho pedindo e ela só diz que faz cheiro de fritura. Hoje, São Pedro resolveu implicar com os suecos e também conosco. Até minha mãe teve que admitir que o tempo estava perfeito para bolinho de chuva.

Tenho lembrancas maravilhosas da minha infância quando meu vô Orlando fazía bolinhos de chuva pra mim de tarde depois do colégio. No friozinho do inverno em Porto Alegre onde chove que não pára mais, lá sentava eu na cozinha com meu vô e dêlhe a comer bolinho de chuva até dar dor de barriga! Eu adoro quando o bolinho de chuva fica molezinho por dentro.. minha mãe gosta dos bem passadinhos.. cada um tem seu jeito favorito de comer os bolinhos de chuva.
Lendo umas receitas de bolinho de chuva eu achei até uns recheados com banana ou goiabada. Deve ser gostoso! Pessoalmente eu gosto do tradicional com acúcar e canela. Hoje eu até testei molhar os bolinhos no leite condensado... humm.... ficou bom!!
Hoje o tempo aqui na Suécia está horrível. Chuva, chuva, chuva. Cinza, cinza, cinza. Vento, vento, vento. Em pleno verão faz frío e em pleno inverno faz calor. A natureza está doida!!! Coitado dos suecos que não sabem que em dias como este, não existe nada melhor que um bolinho de chuva para melhorar o humor da galera! Também eles não tem imaginacão, só ficam em casa se deprimindo e reclamando do tempo. Vou escrever uma postagem em sueco sobre o nosso bolinho de chuva. Acho que vão adorar! Mas primeiro minha receita do bolinho de chuva..
Ingredientes
2 ovos
2 colheres de sopa açúcar
1 xícara de chá de leite
Farinha de trigo para dar ponto
1 colher de sopa de fermento
Açúcar e canela

Modo de preparo
Misture em uma tigela todos os ingredientes até ficar uma massa não muito mole, nem tão dura. Não pode grudar na colher e também não escorrer como água.
Deixe aquecer uma panela com bastante óleo para que os bolinhos possam boiar e fritar rápido. Com pouco óleo o bolinho não se vira sozinho e só fica chupando óleo.
Quando estiver bem quente comece a colocar colheradas da massa e abaixe o fogo para que o bolinho não fique crú por dentro. Se quizer os bolinhos crú por dentro aumente o fogo.
Coloque os bolinhos sobre papel absorvente e depois se preferir passe-os no açúcar com canela. Para que o açúcar e a canela grudem bem nos bolinhos é importante que eles estejam quentinhos na hora em que passá-los.
Nessa

3 de ago. de 2008

O dia depois da festa...

Ontem saí pra fazer festa com uns amigos.. Fazía tempo que não saía sozinha sem meu namorado.. não que ele seja um chiclé que tá sempre grudado e não larga do meu pé, ao contrário, ele acha mto legal que eu saia sozinha com meus amigos. O problema é que amigo bom de sair tá mesmo em falta hoje em dia. Não sei porque mas nós humanos temos uma tendência a escolher amizades que não são boas pra gente. As minhas amizades ou melhor "conhecidos" não são mau elementos, mas tb não são o que eu espero de um amigo/a. Eu também não sei exatamente o que eu espero de um amigo. Antigamente eu diria que um amigo é alguém que se pode confiar 100 %. Essa teoria eu assumo que não acredito mais. Com gente estranha e "conhecidos" é dois pés atrás e um no meio. Amigo que eu digo aqui não inclui minha mãe e meu pai. Também não meu namorado.
Há dois anos atrás fiz amizade com um rapaz do Irã no trem que eu pego para ir para a Universidade. Aliás não é um só rapaz, são 3 rapazes e mais duas meninas. Todos moram em Gotemburgo e viajam de trem até Halmstad (1 hr e 20 min todo o santo dia pra ir e + 1 hr e 20 min pra voltar). Nunca dei muita bola pra eles, não achava que valia apena sair com eles. Sempre achei tínhamos interesses diferentes. Que éramos diferentes. Depois de um certo tempo e muito batepapo no trem e cansada de gente que só me decepciona, cheguei a conclusão de que estava mais do que na hora de fazer amizades ou melhor "conhecidos" novos. Deixei a caranga na garagem, peguei o bonde e me fui. Eu, meu celular e meu lipgloss.

Não me arrependo um minuto de ter ido na festinha e de ter saido pra dancar com eles. Encontrei pessoas muito legais e não problemáticas. Até abaixar o vidro do carro e gritar para as pessoas na parada do ônibus aconteceu. Coisa que sueco não faz nem pago.. sabe como é né, falta de respeito mexer com as pessoas na rua.. Nenhum deles é sueco, será por isso que são fáceis de se relacionar? 4 são do Irã, um africano da Nigéria e um canadense. Pessoas fáceis de fazer amizade, divertidas. Espero sair mais vezes com eles. Adorei dancar uma noite inteira ao som de puro hiphop e RNB.

Me diverti tanto que acabei tomando umas por demais.. o resultado de tudo isso é um grande hangover no dia depois da festa e 8 bolhas nos meus pés.. nada que um bom banho, duas aspirinas, um sal de frutas e uns 8 band aids não resolvam!



















Nessa