30 de jul. de 2008

Alce bebum? Piada ou verdade?

Há muito tempo ouvi dizer que os alces ficavam bêbados. Não acreditei no comeco. A única possibilidade de embebedar um bicho daquele tamanho seria dando cachaca da braba. Mas isso também não seria possível já que os alces são selvagens, eles não são como gatos e cachorros que agente passa a mão pra fazer carinho. Eles não são chegados em pessoas da mesma maneira que nossos bichinhos de estimacão. Então, como poderia ser verdade que o alce é baita pinguco???

Semana passada eu estava lendo o jornal Aftonbladet quando me dei de cara com a foto de uma gurianzinha com cara de triste e com o bracinho machucado. O título dizia: "Alce bebum morde menina na pracinha" O quê?????? Como pode???

O que eu pensava ser piada de sueco se tornou realidade. Não é que os alces fiquem bêbados por beber Absolut Vodka ou 51. Eles ficam embriagados pois comem macãs. As macãs e outras frutas silvestres fermentam quando velhas. Tudo culpa do fermento!

Lendo o artigo cheguei a conclusão que a Lei Seca é muito injusta com o pobre do brasileiro. Não é que eles tomem muita Skol, é que eles comem muito bolo de macã da vovó! Coitados!

Nessa



Mensalidade paga, comidinha na barriga.

Hoje eu paguei a primeira mensalidade para o meu "fadderbarn". Com as 200 coroas (+ ou - 50 reais) que vou dar por mês o meu gurizinho adotivo do projeto da Crianca da Comunidade Unida vai ter escola, alimentacão e saúde garantida todos os meses durante vários anos.


Eu liguei para a fundacão suéca para ter mais informacões sobre o processo do projeto em si. Uma das minhas perguntas foi se eu poderia dar mais dinheiro do que as 200 coroas. Obviamente se pode contribuir com mais, mas a quantia não pode passar de 250 reais por ano. O projeto tenta fazer com que todas as famílias ganhem mais ou menos a mesma quantia, para que não haja diferenca entre eles. A fundacão afirma que quantias extras vão diretamente para a crianca e é a crianca quem decide o que fazer com o dinheiro. Pessoalmente eu não acredito que a crianca decida sozinha. Acho que são os pais que no final das contas tomam contam do dinheiro extra.


Outra dúvida que eu tinha era em questão da comunicacão com a família. A única maneira de falar e ter notícias deles é pela velha e sincera carta. Seria ignorante da minha parte pensar que pessoas que não tem o que comer teriam computador pra mandar e-mail ??? : / Fiquei um pouco chocada com o tempo que leva para uma carta chegar até a crianca adotiva... quase 3 meses.. perguntei se seria mais rápido no meu caso já que escrevo em português? Sim foi a resposta que tive. A demora se deve ao fato de que todas as cartas são enviadas para a matriz da fundacão que fica em BH para serem registradas. Depois de registradas e traduzidas ao português se necessario, as cartas são enviadas para Fortaleza.


Bom, já escrevi duas cartas. Uma minha e outra do meu namorado. Agora teremos que esperar até o final de agosto para poder enviá-las. Para comecar a escrever tem que esperar até que a crianca e a família tenham recebido o dinheiro. Espero que o dinheiro não demore para chegar. Estou louca para receber resposta das cartinhas!


Nessa

24 de jul. de 2008

Minhas viagens - Paris

Eu adoro viajar! Uma das minhas cidades favoritas é Paris. Romantismo, charme, cultura, beleza.. tudo em um único lugar. Resolvi dividir minhas aventuras com os que lêem meu blog. Vou comecar por Paris que eu realmente adoro. Já até pensei em estudar lá um tempo, mas infelizmente não terei oportunidade, pelo menos não nos próximos anos. Agora minha meta é terminar a faculdade e comecar a trabalhar. Ainda quero viajar para muitos lugares antes de noivar e casar e toda aquela cerimônia..
A primeira vez que fui a Paris foi na virada do ano 2000/2001. Nada mau passar o Ano Novo na frente da Torre de Eifel tomando champanhe. Apesar dos 15 graus negativos e da leve chuva com neve, o passeio foi maravilhoso. Foram só dois dias e tudo muito corrido, mas para quem nunca havía estado lá foi ótimo. Subimos até o topo da torre.. + ou - uns 380 m. A vista lá de cima é incrível! O chato da viagem foi que todas as lojas e galerias estavam fechadas e não podemos comprar nada. Também tínhamos pressa pois ainda tinhamos outros países como Bélgica e Holanda para visitar.

O ano passado estive em Paris pela segunda vez. Dessa vez pude experimentar a parte romântica da capital do chiqueré. Meu namorado me deu de presente de 24 anos uma viagem romântica de uma semana em Paris.
Pensamos que uma semana seria pouco, já que a cidade é muito grande. Que nada! O sistema de transporte (metrô) é tão fácil que só no primeiro dia conseguimos visitar dois pontos turísticos. Chegamos no aeroporto Charles de Gaulle às 9 00 e fomos para o hotel. Comecamos o nosso "tour" às 14 00 da tarde quando subímos no Arco do Triumfo. Dali fomos comer "baguetes" com fromage e presunto... hummmmm... a lá francesa! 6 euros sem bebida, meio carinho!
Depois já no final da tarde fomos ver nossa amiga Mona Lisa no Louvre.Tenho que admitir que fiquei muito emocinada em vê-la. Apesar de não saber nada de obras de arte, eu estava a uns dois metros da Mona Lisa do Da Vinci!! Nem todos tem essa oportunidade. O que me decepcionou um pouco foi o tamanho da pintura. Eu imaginava um quadro bem grande (não sei porque??).

Visitamos vários pontos turísticos como o Moulin Rouge, Catedral de Notre-dame, Avenida Champs Elyseés, Galeria LaFayette entre outros. E obviamente a Torre de Eifel. Meu namorado nunca havía estado em Paris. Ele não imaginava que a torre fosse tão alta! Quase quase que não quiz subir até o último andar. Estava com medo!!! rsrsrs

Para os que pretendem viajar para Paris eu recomendo que não fiquem no hotel D´anjou. Muito bonitinho pela internet mas não na vida real. Os francêses ainda não aprenderam que existe chuveiro que se coloca na parede. Foi banho de mangueirinha mesmo! O que não me admirou nada já que eles não são muito chegados em banho???

Dicas para quem pretende visitar Paris:

1) Não deixe de visitar luxuosa Avenida Montaigne, aonde Ferraris, Lanborguines e outros carros de luxo que só se vê em filme estarão estacionados um atrás do outro em fileira na frente do hotel Plaza Atena. + lojas de luxo como Dior, onde eu nem me atreví a chegar perto da porta. rsrsrs
2) Compre bilhete para subir até topo da torre, para não se arrepender depois!
3) Não deixe de comer croissant na confeitaria Brioche Dore.

4) Planet Hollywood na Avenida Champs Elyseés.. mto famoso nos EUA, em Paris o restaurante fede a cigarro e xixi. : \ + comida fria. : \\\

5) Nos pontos turístico.. cuide-se de jovens e criancas pedindo informacões.. são ladrões!!! mtos andam bem vestidos e com mp3 pendurado no pescoco.. eles tb fazem de conta que acham uma alianca perdida e te perguntam se é tua. Depois roubam tua carteira!!!

Au Revoir!





















22 de jul. de 2008

Crianca da Comunidade Unida - Nordeste do Brasil

"ChildFund Alliance is an effective global network, working to improve humanity by creating opportunity for the deprived, excluded and vulnerable children of the world. Operating worldwide, we strive to eradicate the root causes and the effects of poverty on children by implementing meaningful, sustainable solutions resulting in positive futures. Working together with children in need, their families and communities, we make a difference each and every day."

Finalmente recebemos fotos dos nossos "fadderbarn". O gurizinho que meu namorado vai patrocinar mensalmente é de Fortaleza e tem 13 anos. O nome dele é Adilson e ele mora numa favela da grande Fortaleza como seus pais e irmãs. A família mora em uma casa que eles mesmos construíram. As condicões de moradía são precárias. O pai da família trabalha como motorista e é o único que traz renda pra dentro de casa. A família vive com 40 dólares por mês total.

Ele é um menino como qualquer outro com sonhos e fantasias. O único que difere ele de outras criancas "normais" é que ele e sua família vivem extremamente pobre. Na realidade ele não se difere tanto de outras criancas, já que ele e sua família vivem na mesma situacão que vários outros milhões de brasileiros, na miséria. 1 milhão de criancas dormem todos os dias na rua da amargura.

O Adilson e sua família fazem parte de um projeto chamado Crianca da Comunidade Unida no nordeste do Brasil aonde a situacão é muito séria. O projeto faz parte da fundacão Christian Children´s Fund, aonde a fundacão suéca Barnfonden tb está incluída. Nesse projeto participam várias famílias. Todos os anos nós vamos receber um relato sobre o projeto e como a nossa contribuicão mensal foi usada.

O meu "fadderbarn" tem 6 aninhos e já perdeu vários dentinhos!! Ele tb vive em uma favela de Fortaleza e faz parte do programa Comunidade da Crianca Unida. Ele ainda não comecou a primeira série, acho que comeca ano que vem. A família dele vive com 40 dólares por mês, assim como a outra família.
O projeto usa o dinheiro para dar assistência médica e dental, avaliacão nutricional, escola, livros e uniforme, atividades culturais, etc.. todos da família participam. Quando a situacão das famílias melhora e eles tem condicões de viver uma vida mais descente, então eles saem do projeto e dão lugar para outras famílias necessitadas.

No nordeste as pessoas ganham menos do que em outras partes do país. A miséria é tanta que as pessoas aceitam qualquer salário e os patrões ricos abusam da ignorancia do povo e pagam uma mixaria. O salário mínimo hoje é de 450 reais e essas famílias vivem 4, 5 até 6 pessoas com uns 100. Um absurdo!

Brasil, país tropical abencoado por Deus e bonito por natureza... alguém me explique por favor: como pode ser tão injusto? Tanta gente rica e político corrupto vivendo as custas dos pobres e trabalhadores honestos que pagam impostos e não ganham nada em troco... tantos pobres que não tem a mínima possibilidade de influenciar... tanta gente sendo maltratada, seqüêstrada por marginais que tb não devem ter tido uma chance na vida e escolheram o banditismo... tanta canalhice, falcatrua, ignorancia e falta de respeito para com o próximo... E ainda tem os que dizem que é melhor morar lá do que aqui? Me poupe... o mundo não é perfeito, mas ainda existem lugares mais justos que o país tropical...

Tropical e bonito por natureza sempre será, mas o que aconteceu com a bencão de Deus? Será que ele esqueceu dos brasileiros? Pelo visto sim.


















17 de jul. de 2008

Banco Imobiliário - versão Visa

Semana passada uma amiga estava de aniversário e não queria fazer nada.. achei chato deixar a data passar em branco, ainda mais que ela e seu namorado acabaram de ter uma guriazianha.. então resolvemos eu e meu namorado Andreas ir comprar umas cervejas e um jogo novo pra jogar de noite na casa deles. Chegando na loja a variedade de jogos éra imensa, o único problema é que 90 % dos jogos éram infantis. Para adultos tinha como um ou dois. Um deles era o Banco Imobilíario de cara nova e tudo. Nova versão cartão de crédito Visa. Não sei se já faz tempo que lancaram esse versão, pra mim é totalmente nova. Para ser sincera eu em toda minha vida só tinha jogado Banco imobiliário (aqui se chama "Monopol") duas vezes. A primeira quando tinha uns 6 anos eu acho, a segunda já aqui na Suécia. Perdi todas as vezes só porque eu sou econômica e não quero comprar demais. Essa foi a terceira vez que joguei e tirei terceiro lugar entre cinco pessoas. Estou ficando craque, na próxima eu ganho! Já peguei a manha!

Quando peguei o jogo pra ver na loja achei um máximo que eles tinham tirado fora o dinheiro em papel e feito tudo mais moderno com cartão de crédito. Cool!

Quando comecamos a jogar o meu namorado que adora coisas novas gritou que ele sería o banco. Só pra apertar nos botõeszinhos do aparelinho que registra! O q ele não sabía era que tería que trabalhar que nem um burro de carga! hahhahaha Antigamente tu só pagava com dinheiro para uma certa pessoa e pronto.. agora tu tem que passar o dinheiro de um cartão para o outro... depois de meia hora de jogo ele já não sabía mais qual cartão que era de quem! Super stressante!

Minha nota ao novo Banco Imobiliário de 0 á 5 é 2,5. Nem tudo que é moderno é melhor. Não adianta ser bonito e moderno se não é funcional. O jogo em si já é demorado e além disso ainda inventam uma maquininha que tb é demorada?? ah não! Eu ainda prefiro o dinheirinho em papel, rápido e fácil.








15 de jul. de 2008

Hoje eu plantei um futuro


Uma coisa que há muito tempo não sai da minha cabeca é o fato de existir tanta criancinha abandonada pelo mundo. Sem pai, sem mãe, sem escola, sem comida, sem moradia. Me indigna quando a MTV mostra a "Fabulous Live" de fulano de tal.. Victoria e David..com uma fortuna estimada em 150 milhões de dólares.. gente que realmente não levanta um dedo pelas injusticas do mundo. Ou então o programa "Cribs". Um bando de milionários que ficam cada vez mais ricos enquanto os pobres cada vez mais pobres.

Obviamente existem os ricos que dedicam tempo e dinheiro ajudando os pobres, assim como Ronaldinho, Brad and Angelina, Madonna, etc. Claro que a ajuda dessas pessoas é boa, mas o que me irrita é que eles poderiam fazer muito mais com tanto dinheiro. Só o que eles ganham com publicidade cada vez que fazem uma doacão, é muito mais do que o valor da própria doacão.

No Brasil as pessoas sempre tentam de uma maneira ou de outra ajudar os necessitados. Mesmo não doando dinheiro, sempre se doa roupa e alimentos. Aqui na Suécia a moda é adotar criancas de outros países. Um grande número de casais adota antes mesmo de ter seus próprios filhos. Acho que Suécia é um dos países que está no topo das adocões. Assim mesmo, eu me pergunto se cada um de nós não poderíamos fazer mais do que fazemos?

Hoje eu decidi que posso fazer mais do que faco hoje, que na realidade não é nada. Eu não faco NADA para ajudar ninguém desconhecido. A única coisa que faco todos os anos é ajudar a associacão dos pintores paraplégicos aqui na Suécia, quando compro os cartões de natal que eles pintam com as mãos, boca e pés. No mais eu não faco mais nada.

De tanto ser bombardeada pelas propagandas da Unicef e de outras organisacões que imploram por ajuda, me senti culpada por não fazer NADA. Fiquei com vergonha de ser tão egoista e resolvi entrar no site http://www.barnfonden.se/ e patrocinar uma crianca. Virei "fadder" que significa pai em sueco. Com 200 coroas por mês vou ajudar a plantar um futuro para uma crianca. Não vou trazê-la para morar comigo mas vou manter o contato por carta. Escolhi uma crianca do Brasil que é meu país.

A "moda" não é só adotar de verdade, trazendo uma crianca para morar aqui, o que é algo maravilhoso claro. A moda tb é adotar ou "patrocinar" desta maneira que estou fazendo, dando uma pequena quantia todos os meses. 200 coroas é como 50 reais. Com 50 reias eu acredito que dê pra fazer bastante, com 200 coroas não. Com 200 coroas eu faco um lanche na rua e depois compro um sorvete. Ou então eu compro pão, leite, presunto e queijo para um único dia. 200 coroas eu ganho em 1 hr de trabalho.

Agora que tomei vergonha na cara e assumi minha responsabilidade de cidadã do mundo, só me resta esperar pra ver quem é o meu filho ou filha adotivo. Só sei que é menor que 9 anos. Não sei se é menino ou menina nem aonde mora.
Meu namorado tb vai patrocinar um. Só sabemos que o dele é mais velho que 10 anos.

Agora só nos resta esperar.. colocarei foto qndo receber.. estou mto curiosa!

http://youtube.com/watch?v=M_aIxF5eOKg&feature=PlayList&p=658253EC72F97344&index=2

Este filme é muito verdadeiro, todos devem assistir.









9 de jul. de 2008

Porto Alegre Online


De férias da faculdade e sem muito mais o que fazer, resolvi ajudar meu grande amigo Fernando Faganello Madeira a desenvolver o conteúdo de seu site o http://www.portoalegreonline.net . Aqui ele junta dados gerais sobre a capital gaúcha assim como história, mapas, hinos, etc. Apesar de já estar fazendo sucesso com grande número de visitante, o site está precisando, como tudo nesse vida, de um "face lift". E quem melhor que eu, uma brazuca gaúcha quase quase formada em duas faculdades, para ajudá-lo? Relacões públicas é minha área. Idiomas tb.
Eu e meu amigo Fernando Faganello Madeira formamos realmente uma dupla dinâmica. Como o Batman e o Robin. Ou seria melhor eu ser a mulher gato??? Ele entende tudo de desenvolvimento de webb.. e eu de comunicacão estratégica. Eu dou as dicas de como atrair visitantes e ele faz o produto final. Perfect!

Se eu morasse ainda em Porto Alegre, tenho certeza que faríamos grandes negócios juntos. Ele já tem até empresa própria: http://www.w3faganello.com.br desenvolvimento de sites etc..
Bom, sem muito mais papo.. de volta ao batente..

Au revoir!



Melancia - tão eficaz quanto viagra?


Acabei de ler um artigo onde diz que a semente da melancia contém algo chamado "citrullin" (em sueco, em português eu não sei o nome) que pelo o que um pesquisador explica, dilata os vasos sangüíneos da mesma maneira que faz a pílula do viagra. Será verdade mesmo? Sai de baixo, que a homarada vai enlouquecer!!!


Bom, mesmo sendo verdade ou fofoca eu garanto que já tem gente comendo melancia de monte!! Seria uma boa pois melancia faz bem para a saúde e além do mais não engorda. Melhor que tomar remédio. O único problema é que para fazer o mesmo efeito tem que se comer 1,5 litros de melancia, diz o pesquisador americano Bhimu Patil do A&M's Fruit and Vegetable Improvement Center no Texas. Tem que ter estômago, hein!


E eu que ainda essa semana xinguei meu namorado porque ele engole todas as sementes. Não está mais aqui quem falou! Melhor deixá-lo comer todas as sementinhas que é para prevenir problemas futuros!





Primeira postagem!

Tudo pra mim é novo neste novo blog.. comecando pela palavra blog que eu estou acostumada a escrever "blogg", pois em sueco se escreve com dois "g". Sinto que tenho que acompanhar o desenvolvimento e por isso ter um blog versão Brasil. Ainda mais no ramo no qual irei trabalhar.. RP.. tenho que estar sempre alerta!
Já estou adorando relembrar e aprender palavras (para mim novas) da língua internauta portuguêsa! Parece mentira mas agente acaba esquecendo muitas palavras da língua materna quando se está fora já há muitos anos. Por isso antes de criar o blog, tratei de buscar o dicionário e colocá-lo bem do meu ladinho em caso de emergência : ) para não fazer feio!
Estou muito entusiasmada com esse novo blog. Vou tentar escrever seguido agora que estou de férias da faculdade, mas não prometo nada depois que voltar às aulas.. correriiiiiiiiiiiiaaaaaaaaaa!!!
A primeira coisa que devo fazer é contar quem eu sou.. depois vou tentar trazer todas as postagens que tenho em um outro blog (um blogg sueco no msn) para este blog aqui... isso vai demorar um pouco já que vou ter que traduzí-las.

TO BE CONTINUED...